Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são carreados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem grande quantidade de resíduos em seus processos, sendo uma parte retida pelas instalações de tratamento da própria indústria, que retêm tanto resíduos sólidos quanto líquidos, e a outra parte despejada no ambiente. No processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado "chorume", líquido que precisa novamente de tratamento e controle. As cidades podem ser ainda poluídas pelas enxurradas, pelo lixo e pelo esgoto.
Um exemplo são as empresas de petróleo. O petróleo polui a água do mar durente o seu transporte, pois ocorrrem vazamentos nos navios petroleiros, cuja limpeza é feita no mar. O petróleo espalha-se sobre a água e, por ser menos densa, forma uma camada que dificulta as trocas gasosas e a passagem de luz
O descarregamento de efluentes liquido nos corpos hídricos sem o devido tratamento faz com que ocorra a poluição, dependendo o tipo de efluente gerado pela indústria é o grau de contaminação, é preciso as vezes ser passado por vários processos de tratamento para que se consiga deixa-lo em condições inofensivas ao meio ambiente, o que tem visto e que muitas indústrias não fazem as vezes por ser um tratamento não digo inviável, mas caro trazendo transtornos a parte econômica o que obviamente e inadmissível.
Através do lançamento de efluentes nos rios, mares, lagos, etc. As maiores poluidoras das aguas são as indústrias que utilizam a cana de açúcar pois é usado agrotóxicos q podem atingir o lençol freático e o descarte inadequado de resíduos gerados.
O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados.
Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados; os líquidos são despejados em rios e mares; os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e consequentemente dos seres que nele vivem, torna-se ameaçada, podendo levar a grandes tragédias.
O consumo habitual de água e alimentos - como peixes de água doce ou do mar - contaminados com metais pesados coloca em risco a saúde. As populações que moram em torno das fábricas de baterias artesanais, indústrias de cloro-soda que utilizam mercúrio, indústrias navais, siderúrgicas e metalúrgicas, correm risco de serem contaminadas.
Podemos destacar algumas medidas para solucionar os problemas da poluição das águas:
- Investimentos nas áreas de fiscalização de indústrias;
- Ampliação da rede de esgotos;
- Saneamento básico para todos;
- Investimentos na construção de navios mais seguros para o transporte de combustíveis;
- Melhoras no sistema de coleta de lixo;
- Implantação de estações de tratamento de esgotos;
- Campanhas educativas, buscando a explicação de técnicas de saneamento para a população carente;
- Campanhas de conscientização da população para os riscos da poluição;
- Criação de produtos químicos mais seguros para a agricultura;
- Cooperação com as entidades de proteção ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário